Josias de Souza

Bastidores do poder

 

Secos & Molhados

Vai à web o beijo de homens que a Globo não exibiu

No capítulo que foi ao ar na noite passada, a bela série “Clandestinos – O Sonho Começou” deveria ter mostrado a cena de um beijo masculino.

 

No original, Hugo Leão e Fábio Henriquez grudaram os lábios demoradamente. Na versão exibida a cena sofre um corte antes do beijo.

 

O pedaço censurado pela Globo foi levado por Maria Quitéria ao sítio Vimeo. Sumiria mais tarde. Mas, antes de desaparecer, foi replicado pelo repórter Daniel Castro e caiu no Youtube.

 

A hipocrisia, presente nos telejornais em entrevistas de políticos e economistas, manifesta-se também no núcleo artístico pela via da autocensura.

 

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 19h41

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chega ao país campanha sobre inexistência de Deus

 

Nas pegadas de uma sucessão presidencial ensopada de religião, chega ao Brasil uma campanha publicitária que questiona a existência de Deus.

 

Iniciada no Reino Unido, em 2009, a coisa é replicada aqui pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos).

 

Consiste na difusão de mensagens em ônibus, por ora apenas em Salvador e Porto Alegre. Circulariam também em São Paulo, porém...

 

Porém, a empresa responsável pela veiculação se negou a cumprir o contrato depois de tomar conhecimento do conteúdo das peças.

 

Contêm frases assim: "Religião não define caráter"; "A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas"; “Se Deus existe, tudo é permitido”.

 

A amplitude e o prazo da campanha estão condicionados à capacidade da Atea de recolher doaçõe$. Por enquanto, obtiveram-se escassos R$ 10 mil.

 

Metade veio de pequenos doadores e do caixa da Atea. Outra metade foi provida por um doador paulista, cujo nome é mantido no anonimato.

 

O objetivo da campanha, informam seus organizadores, é o de atenuar “o enorme preconceito que existe contra ateus”.

 

Considerando-se o veículo escolhido (os ônibus) e o público-alvo (os brasileiros pobres), a chance de êxito da campanha é diminuta.

 

Cercada de problemas por todos os lados, a bugrada é, por assim dizer, tentada a acreditar em Deus. Fica difícil dar crédito a qualquer outra coisa.

 

Os mais céticos preferem jogar na megasena e oferecer a Deus, semanalmente, uma oportunidade de provar que existe.

 

- Atualização feita às 19h02 desta sexta (10): As empresas de mídia que deveriam veicular a campanha se recusaram a fazê-lo. Evidência de que o ateísmo talvez precise mesmo de uma boa campanha.

 

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 18h51

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Que dá mais medo, amigo ianque ou aliado nacional?

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 20h01

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Homem encontra carteira com R$ 30 mil e devolve!!!!

~Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 14h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Josias de Souza Josias de Souza, 46, é colunista da Folha da S.Paulo.

BUSCA NO BLOG


Twitter RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.