Josias de Souza

Bastidores do poder

 

Secos & Molhados

A nova moradia de Palocci

A nova moradia de Palocci

Lula Marques/Folha Imagem
 

 

O homem é feito das circunstâncias que o envolvem. Note-se, a propósito, o caso de Antonio Palocci. Ele é, hoje, um ser envolto em indícios. Aos oito indiciamentos criminais que lhe foram imputados pelas polícias Federal e Civil de São Paulo, soma-se agora mais um indício: o de que pode estar vivendo acima das suas possibilidades.

 

O ex-homem forte de Lula tem muitas razões para queixar-se da vida. Só não pode reclamar da moradia. Trocou a residência oficial de ministro da Fazenda, que já não era coisa ruim, pela casa exposta na foto acima, com a piscina ao fundo. Foi sacada pelo repórter Lula Marques, num sobrevôo de ultraleve. Fica num dos mais elegantes condomínios de Brasília, no Setor de Mansões Dom Bosco, no bairro do Lago Sul.

 

O aluguel de um teto como esses, cercado e protegido por guarita com vigia em tempo integral, pode chegar a R$ 10 mil. É mais do que Palocci, de quarentena, ainda recebe mensalmente do governo: R$ 8.200. O grão-petista, que há de possuir reservas monetárias, tem o direito de morar onde bem entender. Mas não custa lembrar-lhe de uma máxima de Bacon, inserida no ensaio “Da Construção”. Diz o seguinte: “As casas são construídas para que se viva nelas, não para serem olhadas”. Se há algo de que Palocci não precisa no momento é de mais visibilidade.

Escrito por Josias de Souza às 19h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Uma chance para a estética

Uma chance para a estética

Vicente de Paulo/Ed.Símbolo
Para aqueles que procuram ética onde só há falta de estética, a coluna de Mônica Bérgamo (para assinantes da Folha) traz uma notícia, digamos, alentadora. Uma famosa revista dos EUA lembra-nos de que, a despeito da proliferação da feiúra, o belo sobrevive. Eis a nota:

 

“Está prometida para hoje (sexta-feira) a divulgação da lista da revista norte-americana "People" com as celebridades mais belas do mundo. A surpresa brasileira deve ficar por conta da atriz Juliana Paes, que foi informada pela publicação de que constará do ranking. A revista tem duas listas, a mundial e a latino-americana. Juliana foi informada de que entrou na primeira, diz seu empresário. A atriz, que chega ao público latino dos EUA em tramas como "América", aproveita para faturar. Será porta voz da L'Oréal/Garnier enquanto aguarda a estréia da novela "Pé na Jaca", de Carlos Lombardi, sua primeira das sete”.

Escrito por Josias de Souza às 01h53

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Morte 1 X Telê inúmeros

Morte 1 X Telê inúmeros

Por mais partidas que joguemos, por mais dribles que sejamos capazes de dar, por mais gols que façamos, sabemos que, na partida final, aguarda-nos a inexorável derrota.

 

Estamos todos, mesmo os que ainda nos encontramos cheios de vida, jurados de morte. Porém, neste 21 de abril de 2006, Telê Santana venceu a derrota.

 

A morte o levou, não há dúvida. Mas matou-o de um a zero. Tendo vivido de goleada, o mestre do futebol conquistou o direito à volta olímpica eterna. Foi condenado a sobreviver na memória nacional. Telê deu, por assim dizer, um chapéu na maldita. Oooooooooooooooooolé!

Escrito por Josias de Souza às 14h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o lado inexplorado de Vênus

Conheça o lado inexplorado de Vênus

 

 

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens do pólo Sul do Planeta Vênus, que jamais havia sido fotografado. As imagens foram captadas pela nave Vênus Express, que se encontra na órbita daquele planeta desde 11 de abril, para estudar-lhe a atmosfera e o clima.

 

As fotos de Vênus, considerado o planeta mais quente do Sistema Solar, foram tiradas em 12 de abril, a uma distância de 206.452 quilômetros da superfície. Para registrar as imagens, utilizou-se um equipamento chamado VIRTIS. Trata-se de um espectrômetro, instrumento que permite registrar um feixe de partículas, separando aquelas que têm uma determinada energia e analisando-lhes a constituição.

 

Os cientistas envolvidos no projeto ficaram especialmente intrigados com um obscuro torvelinho que se observa acima do pólo Sul de Vênus. Avaliam que a estrutura se assemelha às nuvens do Pólo Norte da Terra.

 

Uma das imagens divulgadas no sítio da Agência Espacial Européia mostra Vênus de dia. Outra, à noite. Um dos cientistas envolvidos na missão, Hakan Svedhem, informa que, nos próximos dias, à medida que a nave Vênus Express se aproximar do planeta considerado “irmão da Terra”, devem ser obtidas imagens com mais qualidade e com detalhes sem precedentes.

 

A Vênus Express deixou a Terra em 9 de novembro do ano passado. Percorreu 400 milhões de quilômetros até chegar ao seu destino, convertendo-se na primeira nave européia a alcançar Vênus, um planeta que ainda conserva os seus mistérios, a despeito de ter sido explorado por missões da Rússia e dos EUA em 20 ocasiões desde 1964.        

 

A nave européia leva a bordo sete instrumentos científicos. Além de espectrômetros, há outros captadores de imagens e um analisador de plasma para perscrutar a atmosfera de Vênus. A sonda orbitará o segundo planeta do Sistema Solar a uma altitude que irá variar entre 250 e 66.000 mil quilômetros acima de seus pólos.

Escrito por Josias de Souza às 02h20

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Josias de Souza Josias de Souza, 46, é colunista da Folha da S.Paulo.

BUSCA NO BLOG


Twitter RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.