Josias de Souza

Bastidores do poder

 

Secos & Molhados

Acrílico sobre aço

Acrílico sobre aço

Yasushi Tanigushi
 

O artista plástico japonês Yasushi Taniguchi, 25, realiza sua primeira exposição individual no Brasil. Exibe pinturas de mulheres nuas sobre uma plataforma original: lâminas de serra. A mostra vai até 15 de março, na galeria Deco, situada no número 153 da rua dos Franceses, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O sítio “no mínimo” exibe dez das 20 peças que compõe a exposição de Taniguchi. Pressione sobre a imagem para conferir.

Escrito por Josias de Souza às 19h43

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Wonderful World!

Wonderful World!

Martin Rowson/Guardian Unlimited
 

"Como eu ia dizendo... A democracia não é maravilhosa?"

Escrito por Josias de Souza às 01h26

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A imagem do ano

A imagem do ano

Finbarr O'Reilly/Reuters
 

 

A imagem acima retrata a fome no Níger. Mostra a mão de um menino tapando os lábios de sua mãe, em impressionante resumo cênico do drama. Foi escolhida nesta sexta-feira como a Foto do Ano de 2005 do World Press Photo.

 

O autor da peça é o fotógrafo canadense Finbarr O'Reilly, da Reuters. Clicou-a em agosto passado, num centro de alimentação de urgência. O World Press é um dos mais prestigiosos prêmios de foto-jornalismo do planeta. Esta foi a 49a vez que o júri internacional se reuniu em Amsterdã (Holanda) para escolher a melhor foto do ano.

A foto do canadense concorreu com outras 83.044 imagens feitas por 4.448 profissionais de 122 países. Premiaram-se 63 fotógrafos de 25 países. Clique sobre a imagem do alto para ver uma galeria com os trabalhos agraciados.

 

Sediada em Amsterdã, a Fundação World Press Photo, que realiza anualmente o concurso, está comemorando 50 anos de existência neste 2006. Para marcar a data, disponibilizou em seu sítio as 50 fotos que marcaram a história do fotojornalismo nas últimas cinco décadas. Pressione sobre a seqüência abaixo para contemplar os trabalhos.

Escrito por Josias de Souza às 12h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Final feliz

Final feliz

Reuters
 

 

O amor, como se sabe, é aquele sentimento nobre que começa em harmonia e termina em guerra. No caso do presidente dos EUA e do líder da Al Qaeda a coisa se inverteu. Começou pelo final.

 

Ainda assim, o cartaz acima, afixado num bar da cidade mexicana de Guadalajara a propósito do Dia dos Namorados, que nos EUA é festejado em fevereiro, parece apostar num final feliz. Improvável. Os idealizadores da peça não se deram conta de que amor não é coisa para amadores como Bush e Bin Laden.

Escrito por Josias de Souza às 03h29

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Josias de Souza Josias de Souza, 46, é colunista da Folha da S.Paulo.

BUSCA NO BLOG


Twitter RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.